Leite fala em renegociar com a União para que metade do ICMS a ser compensado venha ainda neste ano

Em assembleia da Famurs, no litoral Norte, governador destacou melhorias na relação entre o Estado e os municípios

Foto: Divulgação/Famurs

A Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) abriu, na manhã desta terça-feira, a Assembleia anual de Verão, na sede da Sociedade Amigos do Balneário de Atlântida (SABA), em Xangri-lá, no litoral Norte. O governador Eduardo Leite participou do evento prometendo ampliar a relação com as prefeituras. Ele também destacou o uso de tecnologias para o melhor acompanhamento, por parte do governo, de onde os recursos destinados vêm sendo investidos, para que resultem, de fato, em melhorias para as comunidades.

Leite manifestou também que uma das preocupações é ter dinheiro em caixa para atender às inúmeras demandas da cidades. O governador declarou que o novo acordo com o governo federal prevê que R$ 3 bilhões dos R$ 5 bilhões perdidos com a redução das alíquotas de ICMS, aprovada durante o governo Jair Bolsonaro, sejam devolvidos em quatro anos, embora o montante tenha sido perdido em apenas seis meses. Eduardo Leite disse ainda que vai tentar renegociar para que o repasse de 25% do valor, previsto para este ano, suba a 50%.

O governador finalizou a participação pedindo união entre os municípios. Já o presidente da Famurs, Paulinho Salerno, destacou que as novas tecnologias vão agilizar processos, representando um avanço para os estados e municípios. Disse, ainda, que a Famurs vai ter o papel de fomentar que os municípios utilizem novas ferramentas de gestão.

Mais de 400 municípios confirmaram presença na Assembleia de Verão, que ocorre até esta quarta-feira, dia 15. Além de gestores municipais, o evento conta com a participação de integrantes do Ministério Público, Poder Judiciário, Assembleia Legislativa, Câmara dos Deputados, Senado e governo federal e o próprio governador Eduardo Leite.

Antes das atividades desta terça, houve um minuto de silêncio, em homenagem póstuma ao ex-ministro e deputado Eliseu Padilha, falecido na noite dessa segunda, aos 77 anos, em função de complicações decorrentes de um câncer.