Dengue: Saúde retorna à Vila São José para pulverizar inseticida na segunda-feira

Capital soma 29 casos confirmados desde janeiro

Foto: Luciano Lanes / PMPA

A Secretaria Municipal da Saúde da capital confirmou para a manhã de segunda-feira mais uma operação para bloquear a transmissão do vírus da dengue em parte da Vila São José, na zona Leste. A partir das 9h, os agentes vão pulverizar inseticida contra o mosquito Aedes Aegypti em trechos das ruas Ernesto Araújo, Pereira Ibiapina, Martins de Lima, Vidal de Negreiros, Guarani e do Beco E da Vila Vargas, na mesma região.

Até esta sexta. 29 casos confirmados de dengue haviam sido registrados em Porto Alegre, desde janeiro, incluindo 15 autóctones (quando o paciente adoece sem viajar) e 14 importados de outras cidades. Dentre os 15 contraídos na capital, dez envolvem pacientes que residem na zona Leste, mais especificamente nos bairros Vila São José e Vila João Pessoa. Durante a semana, duas aplicações de inseticida foram realizadas nessas localidades.

Com a pulverização, a prefeitura busca diminuir ou interromper o ciclo de transmissão viral ao reduzir a densidade de mosquitos adultos na área. A operação é realizada mediante avaliação técnica, e não se baseia em pedidos da população. A Divisão de Vigilância em Saúde de Porto Alegre ressalta que a ação mais recomendada às comunidades é eliminar depósitos de água parada, que servem como criadouros do mosquito.

Pessoas que apresentarem sintomas compatíveis com a dengue – febre alta (a partir de 38º), acompanhada de dor de cabeça e dor no corpo ou náuseas e vômitos – devem buscar atendimento na unidade de saúde mais próxima de casa. Não é recomendada automedicação, já que alguns remédios podem agravar o quadro clínico do paciente.

Em 2022, o Rio Grande do Sul teve quase 67 mil casos da doença, com 66 mortes – um recorde absoluto até então. Desde 1º de janeiro, foram confirmados 645 casos de dengue, mais de metade deles (337) só em Encantado, no Vale do Taquari. Ijuí vem em segundo, com 46, seguido da capital, com 29. Das 21 pessoas internadas com dengue, na tarde desta sexta-feira, em todo o Rio Grande do Sul, seis recebiam atendimento em UTIs. Até o momento, 2023 não registrou mortes pela doença em cidades gaúchas.