Covid: com 145 mil doses aplicadas, RS libera vacina bivalente a pessoas acima de 60

Estado já recebeu 838 mil imunizantes. Nova remessa chega na semana que vem

Foto: Itamar Aguiar/Ascom SES

A Secretaria Estadual da Saúde recomendou que as prefeituras gaúchas comecem a imunizar pessoas acima de 60 anos com a vacina bivalente contra a Covid-19. Até então, a Pasta mantinha a indicação de restringir as doses a pessoas acima de 70, conforme a disponibilidade de estoque. Em Porto Alegre, pessoas acima de 60 já podem procurar os postos desde a terça passada. A capital abriu a campanha de forma escalonada, a fim de evitar filas em excesso, e já imunizou, com a bivalente, 36,5 mil pessoas. Também podem buscar o reforço vacinal atualizado, em Porto Alegre, pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos de idade.

Em todo o Rio Grande do Sul, 145,5 mil doses bivalentes foram aplicadas até a tarde desta sexta. A campanha começou em 14 de março. Com o ingresso da nova faixa etária, o público-alvo da campanha passa a ser de 2,4 milhões de pessoas. Até agora, a SES recebeu 838 mil doses. Mais de metade desse quantitativo chegou entre o sábado passado e a última quinta-feira. Mais um envio é previsto para a próxima semana pelo Ministério da Saúde.

A vacina bivalente é uma versão atualizada da dose usada na campanha de vacinação iniciada em 2021 (monovalente), protegendo ao mesmo tempo contra a variante original do coronavírus (SARS-CoV-2) e a variante Ômicron, atualmente a de maior circulação.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacina monovalente, composto pelas duas primeiras doses ou pela dose única. A mais recente deve ter sido feita há, no mínimo, quatro meses.

Populações estimadas das fases 1 e 2 da vacinação bivalente contra a Covid-19*

Pessoas com 70 anos ou mais: 1.019.941;
Pessoas de 60 a 69 anos: 1.199.082;
Pessoas imunocomprometidas (a partir de 12 anos de idade): 103.559;
Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (a partir de 12 anos): 50.801;
Indígenas, ribeirinhos e quilombolas: 44.087.
*Valores estimados, incluindo pessoas que, atualmente, não atendem aos critérios para a vacinação (não possuem o esquema primário completo ou tomaram a última dose há menos de quatro meses).

Definição de indivíduos imunocomprometidos ou em condição de imunossupressão:

Pessoas transplantadas de órgãos sólidos ou de medula óssea;
Pessoas vivendo com HIV;
Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses maiores ou iguais a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por 14 dias ou mais;
Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam à imunossupressão;
Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias);
Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise;
Pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
Pessoas com neoplasias hematológicas.