Quinta-feira com números do Caged e arcabouço fiscal no horizonte

Mercado aposta em alta no volume de vagas formais em janeiro

Crédito: Freepik

Dois momentos importantes marcam a economia nesta quinta-feira, 9. Agora pela manhã, as 9h30, o Ministério do Trabalho e Previdência divulga os resultados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, referente ao mês de janeiro. No fim do ano passado, as contratações no mercado formal do emprego desaceleraram. Mas a dúvidas sobre se o desempenho se manterá em janeiro. Analistas de mercado apostam na criação acima de 70 mil novas vagas formais.

Também nesta quinta-feira, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB) fazem a primeira reunião sobre o arcabouço fiscal, peça fundamental para o substituir o teto de gastos e amenizar a pressão contra o déficit nas contas públicas em 2023, hoje previsto acima dos R$ 230 bilhões. Isto foi uma das expectativas que agitaram o mercado financeiro e respondeu pela alta do Ibovespa de quarta-feira (2,22%) e a queda do dólar (1,02%).

Haddad projeta que a proposta seja divulgada antes da próxima reunião do Copom, que acontece nos dias 21 e 22 de março, e só não ficará pronto até o final do mês caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva faça alguma consideração. No encontro de hoje, Haddad apresentará para a ministra Simone Tebet e os secretários do Planejamento, Gustavo Guimarães) e Orçamento, Paulo Bijos, a proposta elaborada pela Fazenda para substituir o teto de gastos.