Pesquisa revela que 88% das mulheres têm participação nas finanças da casa

Estudo revela que a população feminina é protagonista no orçamento familiar

Foto: DIVULGAÇÃO/GELSON BAMPI/AGÊNCIA FIEP

O comando dos recursos de dentro de uma casa estão nas mãos das mulheres. É o que revela a pesquisa Relevância das Mulheres nas Finanças das Famílias Brasileiras, produzida pela Serasa. O indicador que mais chama atenção é que 88% das mulheres têm participação nas finanças das famílias, sendo que 38% delas são as principais responsáveis pelo provimento da casa. O perfil das mulheres provedoras revela que, em geral, elas têm entre 30 e 49 anos, ensino superior completo, um ou dois filhos, são casadas e empregadas no regime CLT.

“A pesquisa reflete a mulher brasileira atual, mais empoderadas, cada vez mais dispostas a gerir as despesas da casa e a formar novos arranjos familiares. Afinal, independência financeira é pré-requisito para a independência feminina”, diz Patricia Camillo, Gerente da Serasa. Apenas 12% das mulheres ainda não contribuem financeiramente no lar. Em geral, estão na faixa de 18 e 29 anos, têm somente ensino médio completo, não têm filhos, são solteiras, estão ainda desempregadas ou são donas do lar. “Ou seja, são mais jovens, com menor nível de escolaridade e sem emprego”, diz Patrícia.

Realizado em parceria com o Instituto Opinion Box, o estudo que ouviu 2.251 mulheres entre 10 e 22 de fevereiro e revela ainda que 56% das mulheres não registraram atraso no pagamento de contas nos últimos 12 meses, enquanto 75% delas recorreram a bicos para obter renda extra para manter a qualidade de vida e as contas em dia e 39% não pediram qualquer espécie de empréstimo financeiro no último ano.

Sem gastos supérfluos

As dificuldades, porém, não desapareceram do universo feminino brasileiro. Pelo menos 44% das mulheres tiveram atraso em pelo menos uma de suas contas nos últimos 12 meses e, na tentativa de garantir a saúde financeira, 6 a cada 10 respondentes já precisaram recorrer a uma modalidade de crédito extra pelo menos uma vez.

“A principal motivação apresentada para buscar um empréstimo é a quitação das dívidas. Diferente da visão antiquada que enxergava apenas seus gastos com categorias supérfluas, elas estão arcando com dívidas de cartão de crédito, despesas inesperadas e pagamento de contas básicas”, explica Patricia Camillo.

Assim como tantas outras preocupações que rodeiam o universo feminino, as mulheres também se mostram atentas às informações sobre como lidar com o dinheiro. O levantamento revela que 9 em cada 10 mulheres buscam educação financeira de forma constante no seu dia a dia, e os principais canais utilizados para encontrar esses conteúdos encontram-se no ambiente digital: 48% procuram em buscadores de internet e 40% preferem seguir influenciadores digitais e/ou perfis de finanças nas redes sociais.

“A saúde financeira está intrinsecamente ligada à educação, e as mulheres se mostram motivadas a aprender cada mais sobre organização e planejamento de suas finanças”, complementa Patrícia. “Por isso, acreditamos que o acesso ao crédito e a retomada ao mercado devem ser vistos como direitos fundamentais para o empoderamento feminino”.