HPS investe R$ 12 milhões em melhorias

Reformas estruturais e aquisição de novos aparelhos fazem parte do orçamento anunciado

Foto: Joel Vargas / PMPA

Como parte do programa de renovação de seu parque tecnológico, o Hospital de Pronto Socorro (HPS) divulgou ter feito investimentos que somam cerca de R$ 12 milhões, nos últimos dois anos. Entre elas estão a reforma e modernização da unidade de terapia intensiva (UTI) pediátrica, nova enfermaria de trauma pediátrico e aquisição de equipamentos em diferentes setores.

Concluída em julho, a reforma estrutural da área pediátrica possibilitou a abertura de sete leitos de enfermaria para trauma e manteve oito leitos intensivos. As melhorias incluíram climatização, instalação de um leito de isolamento, construção de salas de recreação infantil e entrevista familiar.

Já no parque tecnológico, foi feita a troca do sistema de ar comprimido que atende todo o hospital, proporcionando economia de 600 mil litros de água por mês. Como forma de dar mais segurança, ergonomia e conforto aos pacientes, o HPS adquiriu 48 camas elétricas, substituindo as antigas e desgastadas, conforme o diretor-administrativo do hospital, Lisandro Zwiernik.

Também foram comprados 20 monitores de multiparametrização, com central de monitoramento capaz de permitir a visualização de todos os monitores. Os equipamentos são utilizados em duas unidades de UTI, com 20 leitos.

Novos aparelhos

O HPS adquiriu vários equipamentos, como cateter nasal de alto fluxo para incrementos em terapia ventilatória, dois ventiladores pulmonares universais e aparelho de ventilação não-invasiva. Também comprou insumos para cirurgia de pelve, área na qual o hospital é referência, para qualificar a atenção a pacientes com trauma.

Para ampliar a capacidade anestésica do Centro Cirúrgico, foi adquirido um carro para anestesia. Houve aquisição de aparelho de raio-X digital, que possibilita fazer o exame à beira do leito, com agilidade, praticidade e qualidade na obtenção de imagens.

Com um novo transformador para subestação, a capacidade elétrica do hospital foi ampliada, dando mais segurança na rede de energia. Ainda ocorreram melhorias no ambiente da farmácia e do Serviço de Nutrição e Dietética, com substituição de mobiliário, otimização dos espaços e qualificação dos serviços.