Liderança feminina nos negócios bate recorde no terceiro trimestre de 2022, diz Sebrae

Número de donas de negócios alcançou 10,3 milhões no Brasil

Crédito: Freepik

No terceiro trimestre de 2022, o número de donas de negócios alcançou 10,3 milhões no Brasil, um recorde da série histórica iniciada no terceiro trimestre de 2016. A conclusão é do estudo Empreendedorismo Feminino no Brasil em 2022, produzida pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) por ocasião do Dia da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8, com base em dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

O Sebrae considera como donas de negócios as mulheres que atuam como empregadoras ou que trabalham por conta própria com ou sem CNPJ. Isso significa que o grupo envolve desde as empreendedoras que se planejam para ocupar um nicho de mercado até as profissionais que apostam em uma atividade em razão da falta de renda e da escassez de oportunidades.

NEGÓCIOS FEMININOS

Donas de negócios predominam no setor de serviços. Conforme dados do Sebrae no terceiro trimestre de 2022, 53% das donas de negócios estavam inseridas no setor de serviços. Comércio (27%), indústria (13%) e agropecuária (7%) aparecem na sequência. O estudo também lista as atividades com predomínio feminino, onde as mulheres representam mais de 60% do total de donos de negócios. Cabeleireiros e tratamento de beleza, comércio de vestuário (complementos) e serviços de catering, bufê e comida preparada são três destaques.

Comércio de produtos farmacêuticos, cosméticos e perfumaria, confecção sob medida, profissionais de saúde (exceto médicos e odontólogos), confecção (vestuário), outras atividades de serviços pessoais, outras atividades de ensino e fabricação de artefatos têxteis também são citados na lista feminina.

No terceiro trimestre de 2022, o número de homens donos de negócios no país foi estimado em 19,7 milhões, conforme o Sebrae. O nível também é recorde na série histórica iniciada no terceiro trimestre de 2016, e representa a maior parcela dos donos de negócios: 65,6% do total. Elas, por sua vez, respondem por 34,4%. O número total de donos de negócios foi estimado em cerca de 30 milhões no terceiro trimestre de 2022, mais um recorde da série histórica, de acordo com o Sebrae.