A indústria de transformação registrou alta do emprego, da massa salarial e da quantidade de horas trabalhadas na produção em janeiro deste ano na comparação com dezembro de 2022. Os dados fazem parte da Pesquisa Indicadores Industriais, divulgada nesta quarta-feira, 8, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), e revelam que queda no faturamento real das empresas industriais e no rendimento médio dos trabalhadores.
De acordo com os dados, houve avanço em relação a janeiro de 2022 nos índices de emprego, horas trabalhadas, massa salarial e rendimento médio do trabalhador. No entanto, o indicador de faturamento apresentou queda de 1,1% e a utilização da capacidade instalada recuou 1,5 ponto percentual.
EMPREGO E MASSA SALARIAL
Os dados apontam queda de 0,9% no faturamento real da indústria em janeiro na comparação com dezembro, na série livre de efeitos sazonais. Já em relação ao primeiro mês de 2022, o recuo foi de 1,1%. Os Indicadores Industriais mostram também uma redução de 0,3% no rendimento médio real dos trabalhadores da indústria em relação a dezembro. Apesar dessa queda, o índice acumula alta de 6,6% desde janeiro de 2022.
Já o emprego industrial teve alta de 1,0% na comparação com janeiro do ano passado. A massa salarial, que cresceu 1,5% em relação a dezembro de 2022, acumula aumento de 7,8% desde janeiro do ano passado, com as horas trabalhadas também em alta mensal de 0,5% e anual, de 3,2%.
A pesquisa revela, ainda, que a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) permaneceu estável em janeiro na comparação com dezembro de 2022, com 79,7% na série livre de efeitos sazonais. O indicador recuou 1,5 ponto percentual na comparação com o mês de janeiro do ano passado.