Federasul empossa com festa a nova diretoria

Com 45% da equipe renovada, entidade vai ter mulheres em 30% dos cargos de gestão 

Foto: Fabiano do Amaral/CP

A posse festiva da nova diretoria da Federasul, para o biênio 2023-2024, ocorreu na noite desta terça-feira. A posse formal já havia acontecido em dezembro de 2022. A cerimônia celebrativa se deu na Casa NTX, no bairro Anchieta, em Porto Alegre, e contou com a presença de lideranças políticas e empresariais do Rio Grande do Sul.

Natural de Pelotas, o presidente da Federação, Rodrigo Sousa Costa, de 51 anos, é engenheiro agrônomo e advogado, tendo sido eleito em Assembleia Geral Ordinária (AGO), em 30 de novembro do ano passado. Nos próximos dois anos ele comanda a entidade com uma diretoria renovada em 45%. As mulheres preenchem 30% dos cargos de dirigentes.

O novo presidente destacou o simbolismo da data da posse e o que representa esse momento de renovação na entidade. “É um evento simbólico, que ocorre na véspera do dia internacional da mulher. Com 30% de renovação da nossa diretoria, tendo lideranças femininas reconhecidas. Também é um momento emblemático para o Rio Grande do Sul, um estado que por décadas vinha cultivando uma beligerância. Aquela oposição de terra arrasada que era uma tradição do Rio Grande do Sul mudou na última gestão do parlamento gaúcho. Hoje temos um exemplo de superação de divergências pelas ferramentas que a própria democracia oferece”, ressaltou.

Após o presidente e o vice-presidente da Federasul, Rafael Goelzer, receberam todos os novos dirigentes no palco, Costa agradeceu as pessoas presentes na cerimônia e enfatizou a felicidade em começar um novo ciclo de trabalho. “A cada nova realização conjunta pelas mãos de milhares de voluntários renasce o sentimento de pertencimento. Orgulho de dar o melhor de dar o melhor de si para transformar a realidade da nossa volta”, destacou.

Goelzer comentou, ainda, sobre a Federasul representar vários segmentos do empreendedorismo gaúcho. “Com um mesmo objetivo, que é o desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul. É uma satisfação pela segunda vez estar exercendo esse cargo. É um aprendizado gigantesco. A gente se inspira em empreendedores que tiveram grandes dificuldades no interior para conseguir desenvolver suas cidades e fazer crescer suas empresas. Há muita troca de informação e o nosso objetivo principal é o pragmatismo das nossas ações, ou seja, buscar resultados reais a partir das ações que a Federasul exerce aqui no estado”, completou.