O faturamento do comércio eletrônico brasileiro atingiu o valor de R$ 262,7 bilhões no ano passado, uma alta de 1,6% em relação ao ano de 2021. Os dados são de pesquisa realizada pela NielsenIQEbit e, apesar do crescimento bem abaixo da variação inflacionária, o valor representa um recorde para o setor. Além disso, houve alta de 24% no número de consumidores em e-commerce no país no mesmo período.
A maior parte dos consumidores digitais brasileiros tem mais de 35 anos, segundo o levantamento, e soma mais de 68% do público total. Esse perfil compra, principalmente, Alimentos e Bebidas, itens de Casa e Decoração, Construção e Ferramentas, Eletrodomésticos e gastos com Saúde. Quanto à renda, aumentou a importância de consumidores que ganham de 4 a 10 salários mínimos, independentemente da faixa etária, passando de 33,5% para 34,8%.
As mulheres se mantém em destaque no e-commerce brasileiro. Em 2022, elas foram 57,7% do público total. Apesar da predominância do público feminino, a presença dos homens aumentou de 2021 para 2022, passando de 41,5% para 42,3%. Na análise por região, o Sul registrou crescimento de 3% em vendas. Para a NielsenIQEbit, a pesquisa aponta para a estabilidade do setor, graças ao resultado do ticket médio, que teve queda de 7,5%, em relação a 2021, assim como a alta do número de pedidos, registrada em 7,9%.