Covid-19: vacina bivalente chega a pessoas de 60 anos ou mais em Porto Alegre

Doses podem ser encontradas em 37 locais, a partir desta quarta

Foto: Rovena Rosa/ABr

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porto Alegre libera, a partir desta quarta-feira, a vacinação com as doses bivalentes contra a Covid-19 entre pessoas com 60 anos ou mais. Desde a semana passada, mais de 30 locais vêm aplicando o imunizante. Conforme a pasta, a abertura de faixas etárias, de forma escalonada, ajudou a evitar aglomerações nos pontos de vacinação.

Ainda não há prazo para que as vacinas bivalentes cheguem a públicos de faixas etárias menores. A imunização também segue liberada para pessoas imunocomprometidas com 12 anos ou mais (veja mais detalhes abaixo).

Já a campanha com a dose monovalente prossegue, normalmente, incluindo a aplicação da quarta dose para pessoas com idade a partir de 18 anos e vacinadas com a terceira dose há mais de quatro meses.

Veja o que caracteriza uma pessoa imunocomprometida ou em condição de imunossupressão:
– Pessoas transplantadas de órgão sólido ou de medula óssea. – Pessoas vivendo com HIV (PVHIV).
– Pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente por ≥ 14 dias. Crianças: doses de prednisona, ou equivalente, ≥ 2 mg/Kg/dia por mais de 14 dias até 10Kg.
– Pessoas em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levem à imunossupressão.
– Pessoas com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primárias). – Pessoas com doença renal crônica em hemodiálise. – Pacientes oncológicos que realizaram tratamentos quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses.
– Pessoas com neoplasias hematológicas.

Vacina bivalente

Público: idosos com 60 anos ou mais e imunocomprometidos com 12 anos ou mais, ambos com esquema vacinal primário completo (ao menos duas doses da vacina monovalente)

Onde: Shopping João Pessoa (até as 17h) e 35 unidades de saúde, 14 delas atendendo até as 21h: unidades de saúde Navegantes, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo (a partir das 16h), Ramos, Morro Santana e Chácara da Fumaça. Outros 19 postos atenderão até as 17h: Camaquã, Campo Novo, Nonoai, Moradas da Hípica, Glória, Nossa Sra. de Belém, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Sarandi, Ilha dos Marinheiros, Mato Sampaio, Parque dos Maias, Nossa Sra. Aparecida, Costa e Silva, Rubem Berta, Jardim Itu, Nova Brasília e Vila Ipiranga, além da Moab Caldas e Assis Brasil (até as 19h) e Shopping João Pessoa (até as 16h).

Endereços e horários da campanha de vacinação: confira aqui.

Documentação: documento de identidade com CPF e carteira de vacinação. No caso de imunocomprometidos, é preciso apresentar comprovante da condição de saúde por meio de atestado médico, nota de alta hospitalar ou receita de medicação.