Chuva esparsa causa transtornos em Porto Alegre

No entorno da Arena do Grêmio, problema antigo se repete

Foto: Mauro Schaefer/Correio do Povo

A capital gaúcha registrou pancadas esparsas de chuva ao longo da terça-feira. Segundo a MetSul Meteorologia, a combinação de umidade mais elevada com temperatura alta é o que propicia os temporais isolados, com elevados volumes em curto intervalo. À noite, a instabilidade rapidamente enfraquece, conforme a previsão da empresa.

No Centro da Capital, de acordo com dados da Metsul, a última pancada teve volume de 15 milímetros, sendo substituída pelo sol e sem extinguir a sensação de calor. Semáforos chegaram a ficar temporariamente fora de operação em algumas avenidas de Porto Alegre. Foi o caso do cruzamento das avenidas da Azenha e Dr. Carlos Barbosa, e em pontos da avenida João Goulart.

Alguns pontos da cidade que já possuem histórico de problemas com alagamentos acabaram sendo impactados, mesmo com chuva esparsa. Foi o que ocorreu, por exemplo, no entorno da Arena do Grêmio.

Em nota, o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) informou já ter o “projeto de complementação do emissário – integrante do sistema de esgotamento pluvial, da Vila Farrapos”. “O processo encontra-se na fase de orçamentos e está previsto para iniciar a partir de abril, com duração aproximada de três meses, se a condição climática for favorável”, completou o órgão.