Chuva de três dias superou média de todo mês de março no Vale dos Sinos

Cidades da região sofreram danos causados pelos temporais, como alagamentos, quedas de árvores e obstrução de vias

Defesas Civis da região se preparam para uma eventual volta da chuva | Foto: Lu Freitas/Prefeitura de Novo Hamburgo/CP

Uma das regiões afetadas pelas fortes chuvas, o Vale do Sinos amanheceu, nesta terça-feira, sob neblina, efeito da umidade registrada na segunda-feira e do resfriamento noturno proporcionado pela abertura do tempo na madrugada. Em apenas três dias, a Defesa Civil de Novo Hamburgo, registrou o acumulado de 170 milímetros de chuva, bem acima da média de 135 milímetros para todo o mês de março, confirmando o alerta de chuvas intensas para a região

Segundo a prefeitura, a preocupação era com encostas de morros e áreas ribeirinhas. No início da semana, durante uma vistoria em áreas de risco, duas casas foram interditadas, uma do bairro Kephas, em razão de risco de movimento de massa, e outra no bairro Boa Saúde, localizada às margens de arroio e com risco de colapsar. Nestas ações, o trabalho foi acompanhado pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e dos Centros de Referência em Assistência Social de Novo Hamburgo. As famílias foram abrigadas na casa de amigos e parentes.

A prefeita Fátima Daudt se reuniu com equipes da Defesa Civil e secretarias municipais para orientações sobre o Plano de Contingência, visando minimizar os danos causados pela chuva. “Vamos seguir monitorando as áreas de risco na cidade. A previsão é que as chuvas comecem a diminuir, mas o alerta meteorológico continua até esta terça-feira”, enfatiza o coordenador da Defesa Civil, Claudiomiro da Fonseca.

Em São Leopoldo, um temporal causou fortes ventos desde o final de semana e chuva de mais de 25 milímetros e em menos de uma hora causou pontuais alagamentos em vias, derrubou uma árvore de grande porte na avenida São Borja, no bairro Rio Branco e causou deslizamento obstruindo a pista na Rua Felipe Camarão, na Scharlau.

As equipes da Guarda Municipal, Defesa Civil e Bombeiros atuaram na ocorrência da queda da árvore que causou interdição parcial da via no sentido centro ao bairro. A RGE foi acionada e as equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) de São Leopoldo atuaram na retirada, próximo ao Posto Kauer. Equipes do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) também se somaram às demais equipes com os trabalhos emergenciais de desobstrução de redes e vias.

Outras cidades como Campo Bom, Estância e Sapiranga também sofreram com inundações, problemas com falta de energia elétrica e queda de árvores. Há um alerta da Defesa Civil do RS para risco de cheia no Rio dos Sinos nas próximas horas. O manancial já apresenta elevação em Campo Bom. A partir desta quarta-feira está prevista a volta das altas temperaturas e para o final da semana são esperadas novas pancadas de chuva mas sem a intensidade das que foram registradas na segunda-feira, quando choveu quase 40% do total previsto para os 31 dias de março.