Após temporal, aulas seguem suspensas em municípios do Litoral Norte

Chuvas causaram estragos em, ao menos, cinco cidades da região

Foto: Ricardo Giusti/Correio do Povo

Os municípios de Três Forquilhas e Dom Pedro de Alcântara, no Litoral Norte, seguem com as aulas suspensas nesta terça-feira devido a chuva intensa registrada desde o último domingo. Por meio de decreto, a Prefeitura de Dom Pedro de Alcântara suspendeu as aulas e o transporte escolar na tarde dessa segunda e em turno integral nesta terça. A medida será reavaliada a partir de amanhã. No município, o Arroio dos Mengue transbordou, provocando também alagamento em residências e propriedades rurais.

O cenário acabou levando o Poder Executivo a decretar situação de emergência. O documento, assinado pelo prefeito Alexandre Model Evaldt, tem validade de 60 dias, podendo, em caso de necessidade, ser prorrogado por mais 180 dias.

Já em Três Forquilhas, as quatro escolas municipal, além de uma estadual, também permanecem com as aulas suspensas hoje. Ainda não há previsão de retorno das atividades.

A Prefeitura de Caraá chegou a suspender as aulas nas sete escolas municipais, além da única estadual, ontem, mas a situação foi normalizada nesta terça.

Estragos

No final da tarde dessa segunda, a área urbana de Três Forquilhas foi tomada por alagamentos e equipes da prefeitura trabalharam para atender os moradores. Na ocasião, tratores e retroescavadeiras chegaram a ser utilizados para retirar moradores isolados de áreas inundadas. Além disso, o Corpo de Bombeiros Militar precisou usar barcos para resgatar pessoas que estavam em regiões alagadas.

Além das duas cidades, o grande volume de água prejudicou lavouras e cobriu estradas em zonas rurais dos seguintes municípios: Maquiné, Itati e Morrinhos do Sul. Segundo a MetSul Meteorologia, em determinados locais as marcas ficaram acima de 100 mm apenas nessa segunda.

O temporal também acabou inundando a ponte que liga os municípios de Itati e Três Forquilhas.

*Matéria em atualização