Semana tem dados sobre emprego e desemprego, além da inflação de fevereiro

Crédito: Freepik

A semana promete boas movimentações no campo econômico, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. No cenário interno, a segunda semana de março vai trazer o resultado do IPCA de fevereiro, a inflação oficial do país, com divulgação prevista para sexta-feira, 10, com expectativa de alta de 0,78% entre os analistas de mercado. Além disso, começam a sair os primeiros resultados trimestrais de grandes varejistas e companhias aéreas.

Tudo começa com o resultado do Relatório Focus, do Banco Central, com a previsão de mais de 100 economistas de instituições financeiras. Na agenda do Executivo, pelo menos até o momento, está previsto o anúncio do Desenrola, programa de renegociação de dívidas por pessoas físicas. A proposta deve ser divulgada na terça-feira, 7, foi uma promessa do então candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na lista de projetos a serem divulgados está o projeto de lei elaborado pelo governo para equiparação salarial entre mulheres e homens em cargos de mesma função. A iniciativa deve fazer parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, na quarta-feira, 8.

Outro destaque da agenda da semana entre os indicadores econômicos é o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A divulgação do saldo de contratações no mercado de trabalho formal, referente a janeiro, está prevista para quinta-feira, 9. As estimativas apontam para a criação líquida de 73 mil empregos no período.

BALANÇOS

O Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) de fevereiro será divulgado na sexta-feira, 10, com uma média das projeções do mercado de uma alta de 0,78% na comparação com janeiro, levando a taxa anual a 5,54%.

Já nos EUA, o mercado de trabalho também é um dos principais assuntos, com divulgação na sexta-feira. A expectativa é que 200 mil vagas de emprego tenham sido criadas fora do setor agrícola em fevereiro.

O calendário de resultados corporativos do quarto trimestre previsto para serem divulgados na semana inclui as aéreas Azul e Gol, na segunda e terça-feira, respectivamente. Na quarta, é a vez de Magazine Luiza e Via Varejo.