Estado Maior da Restinga e Copacabana vencem o Carnaval de Porto Alegre

Agremiação da zona Sul da capital quebra um jejum de 11 anos sem campeonato

Foto: Pedro Piegas/PMPA
Foto: Pedro Piegas/PMPA

A escola de samba Estado Maior da Restinga venceu a disputa, pelo Grupo Ouro, do Carnaval de Porto Alegre em 2023. Com isso, a agremiação da zona Sul da capital quebra um jejum de 11 anos sem campeonato. O enredo Bendita és Tu, Anastácia, Negra dos Olhos Azuis, contou a história da escrava nascida no Brasil que se tornou símbolo da luta contra o preconceito racial.

Foto: Pedro Piegas/PMPA

No Grupo Prata, a Copacabana, escola sediada no bairro Bom Jesus, na zona Leste, saiu vitoriosa, com o enredo Agudás: Ideais de Liberdade da Negritude Sacodem a Bom Jesus e o Porto Seco. Com isso, a agremiação sobe para o Grupo Ouro em 2024. A Academia de Samba Praiana ficou em segundo e a Unidos da Vila Mapa em terceiro.

Dentre as dez escolas do Grupo Ouro, a Império do Sol, de São Leopoldo, ficou em décimo lugar, sendo rebaixada para o Grupo Prata a partir do ano que vem. Já no Prata, a Mocidade Independente da Lomba do Pinheiro e a Acadêmicos da Orgia ficaram nas últimas colocações. Com isso, ambas devem desfilar, em 2024, apenas como ‘convidadas’ do Carnaval de Porto Alegre, mas excluídas da disputa.

A apuração, na tarde desta segunda-feira, durou cerca de três horas, no Complexo Cultural do Porto Seco, na zona Norte da cidade.

Veja a classificação do Grupo Ouro 

1º Estado Maior da Restinga – 160 pontos

2º Unidos de Vila Isabel (Viamão) – 160

3º Imperatriz Dona Leopoldina – 159,9

4º Bambas da Orgia – 159,9

5º Imperadores do Samba – 159,8

6º Acadêmicos do Gravataí – 159,7

7º Realeza – 159,6

8º União da Vila do IAPI – 159,5

9º Fidalgos e Aristocratas – 159,4

10º Império do Sol (São Leopoldo) – 159,4

Apuração começou com atraso

O início do anúncio das notas, previsto para as 14h, teve duas horas de atraso. Conforme componentes de diretorias, isso se deu devido à cobrança de algumas agremiações para a Imperadores do Samba perder pontos, devido a uma briga envolvendo integrantes da escola, na noite de sexta-feira. Porém, após uma reunião entre os presidentes e os representantes jurídicos das agremiações, ficou definido desconsiderar o fato.

“Vamos abrir os envelopes. Vale a partir da linha amarela”, disse o presidente da Uespa, Maurício Nunes, fazendo referência ao marco que delimita o início dos desfiles. O coordenador do Carnaval de Porto Alegre em 2023, Juarez Gutierrez, reforçou o posicionamento e parabenizou os presidentes por terem entrado em acordo na reunião.

Aproximadamente 15 viaturas da Brigada Militar estiveram no Porto Seco desde o início da tarde, prestando suporte ao evento de apuração.

O prefeito Sebastião Melo, que compareceu ao local, mas não ficou até o anúncio das notas, em razão de outra agenda, disse que, apesar das dificuldades, como a falta de estrutura fixa no Porto Seco, é preciso focar nos acertos deste ano. De acordo com ele, o carnaval de 2024 vai começar a ser preparado no fim deste mês, incluindo a festa de blocos de rua e a possibilidade de um trio elétrico do Centro até o Estádio Beira-Rio. O grupo que o prefeito pretende reunir também deve discutir a realização de outros eventos no Porto Seco.

O vice-prefeito Ricardo Gomes representou a Prefeitura até o fim da apuração.