O Banco Central (BC) inicia nesta terça-feira, 7, o pagamento de valores esquecidos em bancos no Sistema Valores a Receber (SRV). A consulta teve início no último dia 28 de fevereiro, e envolvem nesta etapa R$ 6 bilhões para resgate. A curiosidade é que além dos 38 milhões de CPFs há também 2 milhoes de CNPJs de grandes corporações como McDonald´s, Apple, Havan e as Lojas Americanas, em processo de recuperação judicial.
Dados do BC apontam para mais de 15 milhões de consultas públicas feitas no sistema. Do total, 4 milhões tinham saldo a resgatar, o que representa 27% do total. Outras 11 milhões (73%) não encontraram nenhum recurso a sacar. Apenas em um único site é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas: https://valoresareceber.bcb.gov.br“.
Conforme a autoridade monetária, a nova versão inclui mudanças, como a inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação, inclusive pelo WhatsApp, sala de espera virtual, com acesso sem agendamento, consulta a recursos de pessoa falecida por herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.
A consulta aos valores esquecidos estava suspensa desde abril de 2022, assim como os saques. Será permitido o saque dos recursos também pelos herdeiros e representantes legais dos falecidos.