RS recebe mais 165 mil doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19

Previsão é de que sejam distribuídas aos municípios na semana que vem

Foto: Cristine Rochol/PMPA

O governo gaúcho informou o recebimento de mais 165 mil doses de vacinas bivalentes contra a Covid-19, neste sábado. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), a previsão é que elas sejam distribuídas aos municípios na semana que vem.

O público prioritário segue sendo o das pessoas de 70 anos ou mais, imunocomprometidos e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas, além de pessoas vivendo em instituições de longa permanência (abrigados e os trabalhadores dessas instituições).

O atendimento ao grupo prioritário da Fase 1 vem sendo feito de forma escalonada nos municípios, conforme a disponibilidade de doses em cada cidade. Foram distribuídas cerca de 356 mil doses até o momento. Ao todo, o público estimado para essa primeira etapa no Rio Grande do Sul é de 1,2 milhão de pessoas.

A dose bivalente é uma versão atualizada da vacina usada na campanha de vacinação iniciada em 2021 (monovalente), elaborada com base na variante original do coronavírus (o SARS-CoV-2) e na variante Ômicron, que é atualmente a de maior circulação.

Para receber essa dose, a pessoa precisa ter concluído, pelo menos, o esquema primário da vacinação contra Covid-19, composto pelas duas primeiras doses ou dose única. A última dose recebida deve ter sido feita há, pelo menos, quatro meses.