Paulo Caruso morre aos 73 anos em São Paulo

Família aguarda laudo para divulgar nota sobre causa da morte do cartunista

Paulo Caruso desenha no programa Roda Viva da TV Cultura, em imagem de março de 2009 | Foto: WIKIMEDIA COMMONS / TV CULTURA

O caricaturista, ilustrador, chargista e músico Paulo José Hespanha Caruso, mais conhecido como Paulo Caruso, morreu na manhã deste sábado, aos 73 anos, no Hospital 9 de Julho, região central de São Paulo.

A assessoria de imprensa do hospital informou que o laudo médico ainda não foi assinado e em breve divulgará a causa da morte. Ainda não há informações sobre onde serão prestadas as últimas homenagens ao artista.

Paulo Caruso é irmão gêmeo do também cartunista Chico Caruso.

Nascido em 6 de dezembro de 1949, Paulo Caruso cursou arquitetura na Universidade de São Paulo (USP) no início dos anos 1970, mas não exerceu a profissão.

Em 1985, no Salão de Humor de Piracicaba, no interior de São Paulo, uniu a paixão pela música ao amor pelos cartuns e montou uma banda só com cartunistas.

Atualmente publicava charges na revista “Época” e no programa de entrevistas “Roda Viva”, da TV Cultura. Tinha também um trabalho com histórias em quadrinhos e tocava na banda Conjunto Nacional.

Ao longo da carreira trabalhou para as principais revistas de São Paulo, entre elas, Veja, IstoÉ e Senhor e para os jornais Diário Popular e Folha de S.Paulo.

No fim dos anos 1970, colabora em O Pasquim  ao lado de nomes consagrados, como os cartunistas Jaguar (1932), Millôr Fernandes (1923), Ziraldo (1932) e Henfil (1944 – 1988).

Atuou em várias publicações especializadas em humor e quadrinhos, como, Chiclete com Banana, Geraldão e Pasquim 21, reedição recente do jornal, fechado no início da década de 1990. Também se dedicou à produção de espetáculos musicais e teatrais.

Em 2004, lançou o livro São Paulo por Paulo Caruso – Um Olhar Bem-Humorado sobre Esta Cidade, em homenagem aos 450 anos da metrópole, no qual tratava do cotidiano paulistano, caricaturando tipos humanos e representando edifícios e vistas panorâmicas da cidade.

O artista recebeu vários prêmios, entre eles, o de melhor desenhista, pela Associação Paulista dos Críticos de Arte – APCA, em 1994.