Federação com PSDB deve ser reforçada por MDB e partidos de centro

Conversas foram ampliadas durante passagem de Baleia Rossi pela Capital

Eduardo Leite e Gabriel Souza recebem o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi | Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

As negociações ainda estão em andamento, mas o cenário se encaminha para a ampliação da federação atualmente integrada pelo PSDB e pelo Cidadania. A intenção é o reforço da união com o ingresso do MDB.

Também poderão incluir o grupo partidos como o Podemos. A pauta foi tratada em reunião nesta semana durante a passagem do presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, por Porto Alegre.

Participaram da conversa, além de Baleia, o governador Eduardo Leite (PSDB) e o vice, Gabriel Souza (MDB), que encontraram-se no Palácio Piratini. O tucano comanda nacionalmente o PSDB. No MDB, a parceria é praticamente ponto pacífico. Já no PSDB há questionamentos sobre a união.

Alguns emedebistas, como Gabriel Souza, defendem, inclusive, uma parceria mais ampla, integrada por todo o centro brasileiro, como questão de sobrevivência, já para as eleições municipais de 2024.

Em tempo: ironicamente, com o ingresso do MDB na federação com o PSDB, o prefeito Sebastião Melo, que foi contra a parceria entre os partidos na disputa ao Piratini, será um dos principais beneficiados.