Centro de baixa pressão leva chuva a todas as regiões do Rio Grande do Sul

Tempo volta a abrir, a partir de domingo, na maioria das regiões

Foto: Ricardo Giusti/CP

Uma área de baixa pressão atmosférica atualmente no Norte da Argentina resulta em maior instabilidade no Rio Grande do Sul a partir desta sexta, de acordo com informações do meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall. À medida que o sistema ingressa no território gaúcho, a tendência é de chuva localmente forte e volumes isoladamente elevados de precipitação.

Áreas de instabilidade mais fortes devem avançar pelo território gaúcho entre a tarde e a noite desta sexta com chuva em todas as regiões, embora irregular. Alguns locais podem registrar chuva mais intensa de forma localizada. Setores da metade Oeste gaúcha podem ter chuva forte a torrencial com altos volumes em curto período, entre a noite desta sexta e as primeiras horas do sábado.

Nuvens carregadas, ainda que isoladas, podem despejar volumes de 30 mm a 50 mm em um espaço de meia a uma hora em algumas localidades. Nesse tipo de situação, em zonas urbanas, alagamentos são uma certeza.

No sábado, o dia registra muitas nuvens e chuva na maior parte das regiões, novamente de forma irregular. No domingo, com a baixa pressão na costa, a instabilidade cede drasticamente e não chove em muitas cidades com o sol aparecendo com nuvens. A chuva, mais isolada, tende a se concentrar na metade Leste gaúcha, sobretudo no Leste e no Nordeste gaúcho, mas mesmo nessas regiões ocorrem aberturas de sol.

Já na segunda-feira, com a baixa pressão na costa, ainda pode haver chuva isolada em setores da metade Leste gaúcha, mas as precipitações serão bastante irregulares e, na maior parte do RS, não chove.