O mês de fevereiro terminou com 129,9 mil veículos vendidos, entre carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus no Brasil. O número corresponde a uma queda de 1,9% frente a fevereiro do ano passado, sendo o resultado mais baixo para o mês em 17 anos.
Na comparação com janeiro, cujos resultados também decepcionaram as montadoras, a queda foi de 9,1%. Os números foram divulgados nesta quinta-feira, 2, pela Fenabrave, e retratam o cenário da demanda em meio ao mercado mais caro e restrito de crédito.
Desde 2006, quando foram licenciados 127,9 mil veículos no mesmo mês, não se registrava um fevereiro tão baixo. O presidente da Fenabrave, José Maurício Andreta Júnior, considerou positivo as vendas no segmento de leves (carros de passeio e utilitários leves) terem caído apenas 8,2%.
“Isso se deve ao fato de que, aos poucos, o setor tem conseguido encontrar o equilíbrio entre a oferta de produtos e a demanda dos consumidores”, afirmou Andreta Júnior.
A variação do volume acumulado desde o início do ano segue positiva, com 272,7 mil unidades comercializadas em janeiro e fevereiro, 5,4% acima dos dois primeiros meses de 2022.