Projeto do DMLU recolhe mais de 34 toneladas de resíduo em fevereiro

Projeto Bota-Fora foi realizado em 43 comunidades pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU)

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Equipes do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), órgão que integra a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb), efetuaram o recolhimento de 34,75 toneladas de resíduos em fevereiro. A ação foi realizada por meio do projeto Bota-Fora em 43 comunidades de diferentes bairros de Porto Alegre.

De acordo com a prefeitura, o serviço auxilia a população no descarte correto de objetos volumosos não recolhidos pelas coletas domiciliares, como eletrodomésticos, móveis quebrados e colchões. Isso evita que material descartado irregularmente obstrua arroios, bocas de lobo e cause alagamentos. O projeto atende regiões em situação de vulnerabilidade social.

“O Bota-Fora oportuniza o descarte correto de materiais que poderiam formar focos irregulares de lixo. Seguiremos vigilantes e fiscalizadores dos serviços prestados à população, com atenção na zeladoria da cidade”, ressalta o secretário municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.

A recomendação aos moradores dos pontos atendidos é que os materiais sejam colocados em frente às residências na noite anterior ou até as 7h30 do dia do Bota-Fora. A divulgação é feita por meio de cartazes afixados em unidades de saúde, mercados, escolas, bares e associações de bairros.

Unidades de Destino Certo

Além do Bota-Fora, a população pode utilizar, gratuitamente, as Unidades de Destino Certo (UDC) do DMLU para se desfazer de objetos que não entram nas coletas regulares. Essas unidades são popularmente conhecidas como Ecopontos e estão distribuídas por várias regiões da cidade. Para informações sobre localização das UDCs, clique aqui.

A gente vive, a gente cuida

É um movimento que convida a população a manter a cidade limpa e cuidar dos espaços públicos. Avanços importantes na zeladoria foram conquistados, mas ainda há muitos desafios para fazer de Porto Alegre uma cidade melhor para se viver. Coordenada pelo Gabinete de Comunicação Social (GCS) da prefeitura, a iniciativa tem duração de 30 meses. Assista ao vídeo da campanha.