Corpo de Bombeiros libera desfiles de Carnaval no Complexo do Porto Seco

Equipe técnica checou itens como extintores de incêndio, escadas de acesso, corrimões, placas de sinalização e saídas de emergência

Imagem: Divulgação/Prefeitura de Porto Alegre

O Corpo de Bombeiros de Porto Alegre liberou o Complexo Cultural do Porto Seco para os desfiles das escolas de samba, entre amanhã e sábado, após vistoriar o local, nesta quinta-feira. O alvará vai ser emitido após a análise final da documentação.

Foram verificadas as condições dos equipamentos de segurança do local, as arquibancadas, camarotes, frisas e a pista dos desfiles, assim como o Plano de Prevenção contra Incêndio (PPCI) de acordo com a planta do complexo.

A equipe técnica, composta por 10 militares do 1º BPM, checou itens como extintores de incêndio, escadas de acesso, corrimões, placas de sinalização e saídas de emergência.

Confira detalhes sobre os desfiles 

O Complexo Cultural do Porto Seco vai receber cerca de 20 mil pessoas para assistir aos desfiles das escolas de samba neste fim de semana. Desse total, 5.040 estarão nas arquibancadas, 640 nas frisas e 2,7 mil nos camarotes. Pela pista, vão passar 20 escolas dos grupos Ouro e Prata e mais a Tribo Os Comanches. As informações sobre as escolas e os respectivos sambas-enredos podem ser acessadas aqui.

Abertura dos portões – A abertura dos portões no Porto Seco ocorre às 18h30min. Para acessar o local, é preciso estar com o ingresso em mãos. Às 18h50min, o bloco do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) abre a avenida do samba. Os desfiles das escolas terão início às 20h, na sexta-feira, e às 19h20min, no sábado.

Como funciona o acesso – O Complexo Cultural conta com dois portões de entrada. Dentro do espaço é preciso identificar um dos oito acessos às arquibancadas, frisas e camarotes. Os tickets valem apenas uma vez. Portanto, não é possível sair e retornar.

Objetos – Não é permitida a entrada de guarda-chuvas, mas apenas de sombrinhas de pequeno porte. Não é permitido entrar com objetos cortantes, como garrafas de vidro, latas de alumínio, sinalizadores e fogos de artifício.

Crianças e adolescentes – A entrada de crianças menores de seis anos é permitida. Até 12 anos, elas devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Uma unidade do Juizado da Infância e da Adolescência fica de plantão no sambódromo, juntamente com o Conselho Tutelar.

Alimentos e bebidas levados de casa – Nas arquibancadas, frisas e camarotes, é proibido entrar com coolers ou isopor. As bebidas serão permitidas em embalagens plásticas com até 500 ml, com até dois vasilhames por pessoa. Serão permitidos água, suco, refrigerante e cerveja, desde que não estejam em garrafa ou lata. Também só podem entrar dois itens de alimentação (frutas, salgados ou sanduíches) por pessoa.

Alimentação – Em todos os setores do Porto Seco, o público vai ter food trucks à disposição e com cardápio variado. No espaço Camarote Bar – com capacidade para 600 pessoas – o Grupo do Cazulo comanda uma roda de samba nos intervalos das apresentações das escolas de samba. É possível fazer os pedidos de alimentação adiantados pelo site do Sympla e retirar no sambódromo.

Estacionamento – Para quem vai de carro, uma das alternativas pode ser o estacionamento localizado na rua Hermes de Souza. O espaço fica aberto ao público a partir das 16h até o término dos desfiles. O valor é de R$ 20.