Obras de revitalização do Cine Imperial serão retomadas, revela Melo

Caixa Federal ainda não deu prazo para que isso ocorra

Foto: Ricardo Giusti/CP

O prefeito Sebastião Melo anunciou, no Twitter, que a Caixa Econômica Federal vai retomar a reforma do edifício do Cine Imperial, em frente à Praça da Alfândega, no Centro de Porto Alegre. A obra segue parada desde 2017 e o contrato da instituição com a prefeitura para a recuperação “se arrastava desde 2004”, comentou Melo.

O investimento da Caixa é de cerca de R$ 18 milhões. A revitalização vai ser executada pela empresa Sommos Engenharia e Distribuição Ltda, vencedora da concorrência para assumir o trabalho. “Estivemos duas vezes em Brasília para garantir que o projeto seguisse”, escreveu o prefeito. Melo acrescentou que as melhorias serão contrapartida para a instalação do Conjunto Cultural da Caixa, nos primeiros andares do prédio.

Em janeiro do ano passado, durante agenda em Brasília, Melo já havia anunciado a confirmação da Caixa sobre as obras, prevendo o reinício para setembro do mesmo ano, o que não ocorreu.

Inaugurado em 18 de abril de 1931, o Cine Teatro Imperial tinha espaço para 1.632 lugares. Considerado o cinema mais luxuoso da época, é um dos exemplares mais sofisticados da arquitetura Art Déco no Brasil. Passou por duas reformas, em 1960 e 1987, quando o Cine Guarani começou a operar no mesmo local. Em abril de 2004, o imóvel passou a ser tomado, com o aval do Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc).

Procurada pela reportagem, a Caixa Federal não informou uma previsão para que a revitalização seja retomada.