Dmae confirma cancelamento de serviço elétrico na zona Sul, mas risco de falta d’água persiste para 40 bairros da capital

Veja que bairros podem ser afetados nesta quarta

Foto: Correio do Povo/Arquivo

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) confirmou o cancelamento de um serviço da CEEE Equatorial que previa suspender, a partir das 10h de quinta-feira, o abastecimento de água para 11 bairros da capital atendidos pelas Estações de Tratamento de Água (ETA) Belém Novo e Compacta e pelo Reservatório Boa Vista, na zona Sul da cidade.

Partes de dois desses bairros, porém – o Campo Novo e a Lomba do Pinheiro -, ainda correm risco de falta d’água nesta quarta. Isso porque segue mantido um desligamento de entrada de baixa tensão da Estação de Tratamento de Água (ETA) Menino Deus, que também abastece a zona Sul, além de parte do Leste e do Centro da cidade.

Embora o serviço da CEEE Equatorial não deva afetar o funcionamento operacional da ETA, não se descarta um desabastecimento pontual, nesta quarta, em 40 bairros de Porto Alegre, incluindo Aparício Borges, Belém Velho, Bom Jesus, Camaquã, Cavalhada, Cristal, Glória, Jardim Botânico, Jardim Carvalho, Jardim do Salso, Jardim Sabará, Medianeira, Menino Deus, Nonoai, Partenon, Praia de Belas, Santa Tereza, Santo Antônio, Teresópolis, Vila Assunção, Vila Conceição, Vila João Pessoa, Vila Nova e Vila São José. Também pode faltar água em partes do Campo Novo e da Lomba, já citados acima, e dos bairros Agronomia, Azenha, Boa Vista, Cascata, Chácara das Pedras, Centro Histórico, Higienópolis, Ipanema, Petrópolis, Pedra Redonda, Santana, Três Figueiras, Tristeza e Vila Jardim. Caso o desabastecimento se confirme, o Dmae prevê normalizar o sistema entre a noite desta quarta e a madrugada de quinta.

A duração do serviço é estimada, mas ele pode ser concluído antes do prazo previsto, com a retomada do fornecimento de energia a qualquer momento. Uma recomendação importante da Equatorial é manter todos os aparelhos elétricos desconectados de fontes de energia, telefonia ou de dados durante o período programado para o desligamento a fim de evitar danos em eletrodomésticos e eletroeletrônicos, além de choque elétrico.

O Dmae lembra, ainda, que em paradas mais longas, a água pode apresentar coloração e gosto alterados devido ao arraste de micropartículas não prejudiciais à saúde que podem estar nas paredes internas da tubulação. Se o aspecto normal da água demorar a voltar, o cliente pode solicitar lavagem da rede ou do ramal domiciliar ligando para o fone 156, opção 2.