O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira, que o Sistema Valores a Receber (SRV), que mostra recursos “esquecidos” em bancos, volta a funcionar em 7 de março. A consulta pode ser feita a partir desta terça-feira, 28, às 10h. Nesta etapa, estarão disponíveis R$ 6 bilhões para resgate.
Apenas em um único site é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas: https://valoresareceber.bcb.gov.br“. Conforme a autoridade monetária, a nova versão vai incluir mudanças, como a inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação, inclusive pelo WhatsApp, sala de espera virtual, com acesso sem agendamento, consulta a recursos de pessoa falecida por herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal.
Nesta fase, 38 milhões de pessoas e 2 milhões de empresas possuem valores a receber de conta corrente ou poupança encerrada com saldo disponível, cotas de capital e rateio de sobras líquidas de ex-participantes de cooperativas de crédito, recursos não procurados de grupos de consórcio encerrados, tarifas cobradas indevidamente e parcelas ou despesas de operações de crédito.