Ação da PF combate tráfico internacional de armas na fronteira com o Uruguai

Armamento tinha origem no Uruguai e era oferecido a criminosos e caçadores em redes sociais e grupos de mensagens

Foto: Polícia Federal / Divulgação

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (28), a Operação Medalha de Honra, que apura suspeitas de tráfico internacional de arma de fogo, acessórios e munições na fronteira com o Uruguai. Foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão nas cidades de Santana do Livramento (10) e Quaraí (01), expedidos pela Justiça Federal.

A investigação identificou a comercialização de armas de fogo, acessórios e munições de procedência estrangeira trazidas ilegalmente do Uruguai para o Brasil e oferecidas em redes sociais. Parte das armas foram adquiridas por caçadores da região fronteiriça para o abate clandestino e ilegal de animais silvestres. Também há indícios da aquisição do armamento por parte de facções criminosas estabelecidas na região de fronteira.

Algumas das armas de fogo comercializadas pelo grupo criminoso foram identificadas pela Polícia Federal e continham alerta de roubo ou furto pelas autoridades uruguaias. A ação tem como foco primordial a retirada de circulação de armamento ilegal, acessórios e munições, e a desarticulação do grupo criminoso.

O nome da Operação, “Medalha de Honra”, faz alusão a como os investigados se apresentavam e se orgulhavam, “com honra”, ao expor seus armamentos em vídeos e fotos publicadas em redes sociais.