Receita deve liberar programa do IR 2023 no dia 15 de março

Anúncio das regras para a declaração e detalhes do novo programa serão feitos nesta segunda-feira

Foto: R7 / Divulgação / R7

A Receita Federal planeja liberar o download do programa do Imposto de Renda 2023 no dia 15 de março, mesma data em que inicia o prazo para o envio da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física de 2023 (DIRPF). O anúncio das regras para a declaração do IR 2023 e os detalhes sobre o novo programa serão feitos nesta segunda-feira, 27, pelo fisco.

O prazo para entrega da declaração deste ano já foi anunciado pela Receita Federal e deverá ser feito de 15 de março a 31 de maio. A ampliação do prazo repete o que ocorreu nos últimos 3 anos por conta da pandemia da covid-19. Até 2019 as declarações eram entregues até o último dia útil de abril.

Para quem vai começar a reunir os documentos para a declaração, as empresas e empregadores têm até 28 de fevereiro para entregar o informe de rendimentos a seus empregados. A correção da tabela do Imposto de Renda, que não é feita desde 2015 e que entrará em vigor a partir de 1º de maio, vai tirar 13,7 milhões de contribuintes pessoas físicas da obrigatoriedade de pagar o Imposto de Renda. Conforme a Receita Federal, quem ganha até dois salários mínimos (R$ 2.640) ficará livre de pagar o imposto. Esse contingente de pessoas corresponde a cerca de 40% do total de 32 milhões de declarações do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) recebidas no ano passado pela Receita.