Preconceito contra idosos aumenta no mercado de trabalho, aponta pesquisa

Foto: Marcelo Camargo/Arquivo/Agência Brasil

Pesquisa realizada pela Infojobs mostrou que etarismo, preconceito contra as pessoas devido à idade, ainda  vivenciada pela maioria dos profissionais no mercado de trabalho. Dados coletados de mais de 2.222 profissionais indicaram que cerca de 57% dos entrevistados sofreram alguma forma de discriminação com base na idade. A maioria dos participantes da pesquisa (55%) fazia parte da geração X, 36% pertencia à geração Y e 9% pertencia à geração Z.

A Geração Y — nascida entre 1980 e 1989 — acha-se desvalorizada por ser mais jovem que a Geração Z — nascida entre 1990 e 2010. Mais de 73% dos profissionais entrevistados concordam que são tratados diferentemente devido à idade. Por outro lado, 66% dos profissionais da Geração X (nascidos entre meados dos anos 1960 e 1979) acreditam que as gerações mais jovens duvidam do profissionalismo deles.

O estudo descobriu que 76% das pessoas da geração Y ou Z acreditam que seus colegas X resistem às ideias de colegas de trabalho mais jovens. Mais de 80% dos entrevistados disseram que as diferenças geracionais são comuns no ambiente de trabalho. E mais da metade deles teve que lidar com essas diferenças em seus empregos.

As pessoas mais jovens que vivem com os mais velhos melhoram o desenvolvimento profissional. E 82% dos entrevistados se sentem assim, apesar das divergências. Outros motivos de conflitos são as diferenças de posturas e posições no ambiente de trabalho, 37% dos entrevistados listaram esse motivo como a principal causa de embates. Outras causas incluíam falar de maneira diferente, listada em 17% das vezes como a principal causa de conflito.