Uma massa de ar quente oriunda da Argentina deve trazer temperaturas mais altas nesta semana ao Rio Grande do Sul, segundo informações do meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall. O Oeste gaúcho é a região com expectativa de ter as maiores máximas, com marcas à tarde acima de 35ºC em diversos dias na semana, esperando-se registros tão altos quanto 37ºC a 38ºC em algumas cidades, como Uruguaiana.
Mais a Leste, onde está Porto Alegre, a temperatura sobe no decorrer da semana, entretanto não se projeta calor mais extremo. Muitas áreas do Estado devem escapar do calor mais intenso, apesar das tardes quentes. No geral, a região Metropolitana deve ter máximas de 31ºC a 33ºC nesta semana.
O ar mais quente com a umidade presente na atmosfera favorece pancadas isoladas de chuva mais frequentes no interior nos próximos dias, mas são precipitações localizadas e muitíssimo mal distribuídas. A metade Norte, em especial, deve ter essas pancadas com maior frequência. Como a atmosfera vai estar aquecida, há risco de temporais isolados de vento e queda de granizo.
O entendimento da MetSul Meteorologia é que o pior do verão já é passado. Anda devem se registrar dias de calor intenso a muito intenso, mas extremos numerosos de temperatura máxima, como vistos em janeiro e na primeira metade de fevereiro, tendem a ficar muito menos frequentes a partir de agora no território gaúcho.