A Intenção de Consumo das Famílias Gaúchas (ICF-RS), com base em dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), teve a quarta alta consecutiva na comparação mensal (2,9%) em janeiro de 2023. Os dados foram divulgados pela Fecomércio-RS e revelam que o indicador atingiu a marca dos 81,2 pontos, e representou um avanço de 8,0% em relação a janeiro de 2022.
O resultado revela o maior nível desde abril de 2020 (91,2 pontos), mas permanece em patamares inferiores ao do pré-pandemia. Todos os subindicadores tiveram aumento em janeiro de 2023 com relação ao mês imediatamente anterior. No âmbito do mercado de trabalho, os indicadores que avaliam a percepção da renda atual e da segurança com relação ao emprego atingiram 96,2 pontos e 102,2 pontos, respectivamente, avançando 1,2% e 1,5% nessa base de comparação.
CRÉDITO
No consumo, a avaliação de nível de consumo atual atingiu o patamar de 84,8 pontos e avançou 4,4% no mês. Já o acesso a crédito registrou 102,9 pontos e aumentou 1,0%, enquanto o momento para duráveis teve aumento de 6,7%, alcançando os 44,9 pontos. Por fim, as expectativas também apresentaram crescimento. No campo das expectativas, a avaliação da perspectiva profissional (57,6 pontos) teve aumento de 0,9% e a de consumo (79,6 pontos) de 6,7%. Na comparação com o mesmo período do ano passado, houve recuo na percepção de momento para duráveis e na perspectiva profissional.
“Os dados do ICF-RS refletem uma melhora na confiança dos consumidores, mas ainda indica um quadro de cautela. Dos sete indicadores que compõem o ICF, apenas dois estão acima dos 100 pontos”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.