O delegado Cezar Luiz Busto de Souza toma posse oficialmente nesta segunda-feira (27) como superintendente regional da Polícia Federal no Distrito Federal. A cerimônia vai acontecer no auditório do Instituto Nacional de Criminalística (INC), às 16h.
O delegado assumiu a função como interino em 10 de janeiro. Posteriormente, em 19 de janeiro, foi efetivado por decisão do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. As regras para nomeações na PF foram alteradas no início do ano pelo ministro da Justiça, Flávio Dino.
Souza assumiu o cargo no lugar do delegado Victor Cesar Carvalho dos Santos, dois dias depois dos atos cometidos por extremistas na sede dos Três Poderes, na Esplanada dos Ministérios, em 8 de janeiro. A decisão da dispensa foi publicada no Diário Oficial da União e assinada por Ricardo Cappelli, secretário-executivo do Ministério da Justiça que respondeu como interventor federal na segurança pública do DF até o final de janeiro.
O delegado Cezar Luiz foi superintendente em Maringá (PR) entre abril de 2019 e março de 2021, quando assumiu a Diretoria de Investigação e Combate ao Crime Organizado (Dicor), também no Paraná. Entre 1996 e 2018, participou de inúmeras operações policiais de grande porte realizadas pela Polícia Federal de Maringá. Ele já atuou em Rondônia, Foz do Iguaçu, Florianópolis e Londrina, normalmente focado na repressão às drogas. Também foi adido em Washington, capital dos Estados Unidos.
No total, a equipe do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocou 18 superintendentes regionais da Polícia Federal nos estados. As mudanças de comando na PF ocorreram no Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe, Pernambuco, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Paraíba, Alagoas, São Paulo, Paraná, Pará, Amazonas, Minas Gerais.