Câmara de Porto Alegre aprova moção de apoio ao pedido de impeachment de Lula

Foram 14 votos a favor e 12 contra

Foto: Ederson Nunes / CMPA

A Câmara de Porto Alegre aprovou, nesta segunda-feira, uma moção de apoio ao pedido de impeachment do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) movido pelo deputado federal gaúcho Ubiritan Sanderson (PL). Na Câmara, a proposta, de autoria dos vereadores Comandante Nádia (PP), Mônica Leal (PP), Fernanda Barth (Podemos), Alexandre Bobadra (PL), Pablo Melo (MDB), Ramiro Rosário (PSDB) e Jessé Sangalli (Cidadania), passou com 14 votos a favor e 12 contra. Nove parlamentares não votaram.

Segundo os vereadores, quando se referiu ao impeachment da ex-presidente Dilma Roussef (PT) como um “golpe”, na Argentina, e usou da mesma palavra em um texto no site oficial da Presidência da República, Lula cometeu “falácias”, atacando “de sobremaneira a democracia brasileira”, atentou contra o Estado Democrático de Direito e procedeu “de modo incompatível com a honra, a dignidade e o decoro inerentes ao cargo que exerce em nome do povo brasileiro”, justificando, portanto, a instauração de um processo de impeachment.

A moção teve a aprovação comemorada pelos proponentes e criticada pelos vereadores de oposição. “VITÓRIA DA ALA BOLSONARISTA NA CÂMARA | A extrema direita acaba de aprovar moção de apoio ao Pedido de Impeachment de Lula. Com ctza essa votação não expressa a vontade popular. Bolsonaro precisa pagar por seus crimes e juntos precisamos desbolsonarizar Porto Alegre. #SemAnistia“, escreveu no Twitter a vereadora Karen Santos (PSol).

Já o proponente do processo de impeachment saudou a decisão. “A Câmara de Vereadores de Porto Alegre aprovou hoje MOÇÃO DE SOLIDARIEDADE ao pedido de IMPEACHMENT de Lula, protocolado por mim em 25.01.23. Parabéns à vereadora @ComandanteNadia pela corajosa iniciativa, q serve pra marcar a indignação dos porto-alegrenses com Lula e sua turma”, salientou o deputado federal Sanderson, na mesma rede social.