O abastecimento de água em São Leopoldo se normalizou, parcialmente, em 12 dos 19 bairros afetados pelo rompimento, nesse domingo, de uma adutora de 600mm na esquina entre a avenida Imperatriz e a rua Bolívia.
Conforme o Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae), os bairros São Miguel, Vicentina, Centro, Fião, Padre Reus, Monte Carlo, Morro do Espelho, Jardim América, Vila Esperança, assim como parte do Rio Branco, São José e Vila Nova tiveram o abastecimento normalizado.
Já os bairros Batista, Otacília, Cristo Rei, Vila Tereza, Duque de Caxias e Cohab Duque seguem com baixa pressão. Já na Fazenda São Borja o Semae ainda aguarda a finalização dos expurgos – processo de limpeza da tubulação – para que o sistema se normalize.
O Semae ressalta, ainda, que todas essas regiões podem ter problemas de falta d’água, em pontos isolados, até a expulsão do ar e a normalização da pressão.
Desvio do trânsito persiste
O trânsito na avenida Imperatriz Leopoldina segue bloqueado a partir da avenida Luís Bernardo da Silva, no bairro Pinheiro. O Semae mantém aberta uma vala até que o retorno completo do abastecimento se confirme. Isso evita que, em caso de novo rompimento, o asfalto precise ser reaberto.
Condutores que fazem o sentido Centro/bairro devem acessar a avenida Luís Bernardo da Silva, acessar a esquerda até a rua Suíça e seguir até a Leopoldo Zimmerman para, depois, retornar à avenida Imperatriz.