Nesta sexta-feira, dia em que a invasão da Ucrânia pela Rússia completa um ano, o Consulado-Geral dos Estados Unidos em Porto Alegre iluminou sua fachada em azul e amarelo – as cores da bandeira ucraniana – em solidariedade ao povo ucraniano. Nos últimos 12 meses, o mundo acompanhou as manobras militares da Rússia na fronteira com a Ucrânia e também na Bielorrússia.
“A Ucrânia tem demonstrado incrível coragem e sacrifício enquanto defende valores democráticos compartilhados. O povo da Ucrânia provou sua determinação em defender sua liberdade”, disse em nota o Consulado. A entidade agradeceu ao governo brasileiro e os brasileiros por acolherem centenas de refugiados da guerra, e por ajudá-los a se integrar às comunidades onde estão sendo abrigados.
A preocupação maior durante a guerra era a segurança dos ucranianos que tentavam deixar o país e buscavam abrigo na Europa e até em outros continentes. Em 12 meses de conflito, mais de 8 milhões de ucranianos cruzaram fronteiras para se proteger.