Confiança do consumidor cai em fevereiro ao menor patamar em 6 meses, diz FGV

Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve queda de 1,3 ponto no mês

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

A confiança dos consumidores brasileiros apresentou uma queda em fevereiro para o menor patamar em seis meses, devido à percepção de piora da situação atual, principalmente entre as famílias de menor renda. É o que revelam dados da Fundação Getulio Vargas (FGV) divulgados nesta sexta-feira, 24. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) teve queda de 1,3 ponto no mês, a 84,5 pontos, menor nível desde agosto de 2022 (83,6 pontos).

“No geral há uma percepção de piora da situação atual, que é mais percebida pelas famílias de menor poder aquisitivo. As perspectivas ainda são cautelosas, apesar dos consumidores ainda serem otimistas em relação ao mercado de trabalho”, avaliou em nota a coordenadora das sondagens, Viviane Seda Bittencourt.

O Índice de Situação Atual (ISA), que mede a percepção dos consumidores sobre o momento presente, caiu 1,8 ponto em fevereiro, para 69,3 pontos, pior resultado desde maio de 2022 (69,1). Já o Índice de Expectativas (IE), indicador do sentimento sobre os próximos meses, perdeu 0,9 ponto, para 95,8 pontos.

“O contexto econômico das famílias se altera pouco: maior endividamento, taxas de juros elevadas, desaceleração da atividade econômica e a elevada incerteza devem manter a confiança em patamares baixos em 2023”, alertou Bittencourt.