Primeiro Estado a lançar o novo modelo de documento de identidade, que traz a possibilidade de baixar a versão digital, o Rio Grande do Sul já tem cerca de 107 mil encaminhamentos deste tipo do RG. Os postos de identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP) no interior do Estado e nas unidades do Tudo Fácil, em Porto Alegre, iniciaram a implantação em agosto de 2022. A carteira, que utiliza o número do CPF como RG, está disponível gratuitamente somente para primeira via.
Apenas quem nunca emitiu um RG, como no caso das crianças ou de adultos que fizeram o documento em outro Estado, estão aptos a solicitar o novo modelo de documento. Para solicitar o novo modelo é necessário apresentar uma certidão (nascimento, casamento ou de casamento com a averbação do divórcio) e informar o número do CPF, que deve estar livre de restrições junto à Receita Federal. A versão digital fica disponível para quem tem cadastro na plataforma digital do governo federal, após a retirada do modelo físico.
Os brasileiros têm até 28 de fevereiro de 2032 para providenciar o novo documento, independente da idade atual ou da data de expedição. O prazo de validade do novo RG depende da idade do titular no momento da expedição: cinco anos para crianças de até 11 anos e dez anos para quem tem de 12 a 59 anos. Pessoas com mais de 60 anos não precisarão trocar o documento.
Assim como no modelo atual, para inserir o número de outros documentos (carteira nacional de habilitação, título de eleitor, identidade profissional), nome social, condições peculiares de saúde (diabetes, hemofilia ou doenças incapacitantes) ou os símbolos de acessibilidade (deficiência física, auditiva, intelectual, visual e transtorno do espectro autista), basta apresentar os documentos ou laudos médicos comprobatórios.
Os institutos de identificação de todo país tinham até o dia 6 de março deste ano para implementar o novo modelo do RG digital, mas o prazo foi prorrogado porque alguns estados não conseguiram se adaptar adequadamente. O novo documento terá o CPF como cadastro único e reunirá diversos documentos dos brasileiros em uma única versão. Dentre os documentos que serão incluídos no novo RG digital teremos o CPF, título de eleitor, carteira de trabalho, carteira de motorista dentre outros.