A Caixa Econômica Federal comunicou nesta sexta-feira, 24, o fim da oferta de crédito consignado para beneficiários do Auxílio Brasil de forma definitiva. Novas concessões de empréstimo estavam suspensas desde 12 janeiro. Entretanto, não haverá alterações para os contratos já realizados. “O pagamento das prestações continua sendo realizado de forma automática, por meio do desconto no benefício, diretamente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome”, afirmou o banco em comunicado.
O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia anunciado, no início deste fevereiro, novas regras para restringir o endividamento das famílias. Entre as mudanças, a redução do limite de 40% para 5% sobre a fatia do benefício mensal que pode ser descontada para quitar as prestações do empréstimo.
Os empréstimos do consignado do Auxílio Brasil, que passará a se chamar Bolsa Família a partir de março, somaram cerca de R$ 5 bilhões em outubro de 2022, de acordo com dados do Banco Central. A Caixa respondeu por R$ 4,3 bilhões liberados entre o início da operação, em 11 de outubro, e o dia 21 do mesmo mês.