Os mais de 780 mil alunos distribuídos pelas 2,3 mil escolas estaduais do Rio Grande do Sul deram início ao ano letivo na manhã desta quinta-feira. Conforme a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), ações de acolhimentos dos estudantes estão sendo realizadas para receber os estudantes em diversas cidades gaúchas.
Entre as quais, em Bento Gonçalves, na Serra. No município, a Escola Anselmo Luigi Piccoli, que conta com 260 alunos e funciona em tempo integral do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e na modalidade regular do 6º ao 9º ano, conta com decoração especial e atividades recreativas e lúdicas elaboradas pelos professores para a retomada dos estudos.
Conforme a Seduc, o calendário escolar na rede estadual será encerrado em 22 de dezembro, com previsão de recesso entre os dias 19 e 30 de julho.
Ainda nesta quinta-feira, a Brigada Militar irá lançar oficialmente a Operação Volta às Aulas 2023, cujo o objetivo é intensificar o policiamento ostensivo junto às escolas, aproximando a corporação da comunidade escolar.
Recursos
O governo do Estado, por meio da Seduc, realizará um repasse de R$ 30 milhões do programa Agiliza Educação, no início deste ano. A iniciativa destina recursos para que as próprias escolas executem obras e reparos de baixa complexidade.
O primeiro repasse do programa, feito em 2022, garantiu às escolas R$ 228 milhões. A medida permitiu a realização de reformas e qualificação do espaço escolar para a retomada do ano letivo.