Gargoseando umas proezas

"Este jornal vai ser feito para toda a massa, não para determinados indivíduos de uma facção". Foto: Arquivo CP

Buenas !!! De vez em quando se aproxega das casa a Tia Picucha, personagem inventado por mim em outros tempos aqui na Rádio Guaíba. e quando ela me visita sempre tem muito assunto e um linguajar próprio de gente de campanha. Aí que me refiro ! Dá uma bispadinha no que vou assuntar!

Tche gurizes, eu ando pelas caronas, to quaje entregando as fixas. Não é que de vereda hoje ao pegar o bonde , me caiu os butiá dos bolso.
Mas a falta de respeito é um causo sério. Aqueles bancos que são para pessoas mais velhas e coisa tal, são ocupados por uns despachados que se fingem de morto prá ganhar sapato novo e não se levantam pra dar o lugar prá quem tem direito.
E o condutor e o cobrador se fazem de chancho rengo e se deitam nas cordas em vez de botar os cachorros nessa indiada malaconduta.
—-
É por isso que eu digo – Ovelha não é prá mato.
___
E o povo, como anda atucanado. Uns andejam pelas ruas acochambrados outros mais faceiros que nem gordo de camisa nova . Uns cupinchas ficam pelas esquinas, na rua da praia,num verdadeiro campeonato de cuspe, outros inticando com as guria, arrastando a asa e se fresqueando como pinto no lixo.
E a chinelagem, fulerando pela volta, de olho nas guaiacas dos outros e com olhar de cobra choca.Cuidado com esses cueras! Esses alarifes precisam é de uma tunda de laço com rabo de tatu. Ah meu bodoque lá em casa e meu relho trançado no lombo desses veiáco !
Ah, vi uma pechada na esquina, um chofer de táxi com outro auto de praça, mas nada de mais, foi a trava que emperrou e um dos viventes deu com os burros nágua.

Mas e o vivente que foi flagrado andando de bicicleta mais pelado que sovaco de anjo no Centro de Porto Alegre.Uma cena incomum ! Segundo a Brigada Militar, o fato aconteceu no final da tarde na Rua dos Andradas. O desabotinado disse que era um trabalho artístico, mas foi enquadrado pela briosa. Mas se tá com calor que vá pro meio do mato e se pele lá e ache uma cachopa de marimbondo pelo meio do caminhoi!

Fiquei sabendo que um faixa meu bateu com a cola na cerca, mas em compensação outro juntou os trapos e um chinoca dos meus conhecimentos tá lambendo a cria que veio ao mundo de já hoje.

Nomás eu fico lá no meu Itapuã,cuidando das casa, apreciando a toalha de matéria que ganhei de brinde numa rifa, tirando barro dos quichutes, lavando as camisa volta ao mundo e os carpim do meu marido ,na beira do arroio e….lagarteando, te explico…. fico sem fazer nada, ao sol, de preferencia comendo bergamota e curingando os lambari no açude….
Mas bem capaz que eu vou trocar de pouso.
Tiá volta Rio Grande “