Pesquisa revela que tentativas de fraudes na intenet atingem 65% dos homens no país

Golpe mais recorrent é a tentativa de se passar por outras pessoas durante os processos de checagem por biometria facial

Crédito: Getty Images/iStockphoto

Os homens brasileiros são 65% das vítimas de tentativas de fraudes na internet. É o que revela estudo feito pela empresa de validação digital CAF. O número é ainda maior quando considerados, separadamente, marketplaces e aplicativos de mobilidade (de transporte e delivery), onde o consumidor do sexo masculino 77% dos alvos. Por faixa etária, as ações criminosas costumam acontecer mais vezes (30% do total) com pessoas de 34 a 44 anos.

O levantamento Mapa das Fraudes identificou também que o documento mais visado pelos fraudadores no ano passado foi a carteira de identidade (RG), concentrando 69% das ocorrências. Nos segmentos de serviços financeiros e de e-commerce, esse percentual é ainda maior — de 73%. Já no segmento de mobilidade, o documento de motorista é o mais visado, com 77% da amostra. Isso acontece pelo fato de a CNH ser mais exigida nos processos para se tornar motorista de aplicativo.

De acordo com o Mapa das Fraudes da CAF, foram identificadas tentativas de fraude em 1,77% das transações registradas no ano. Dentre elas, o setor de serviços financeiros registrou 1,79% — o maior considerado no estudo —, o de e-commerce e marketplaces, 0,76%, e o de mobilidade, 1,03%. Segundo o levantamento, os criminosos preferem atuar das 10h às 18h. A maior concentração de fraudes acontece na terça, quarta e quinta-feira, com números que variam de 17% a 19%.