O Lab Fecomercio-RS, em Porto Alegre, será sede da primeira do Ladies Summit, evento que vai contar com uma área de exposição para as integrantes do Instituto Ladies In Tech. O encontro terá painéis e palestras, além da exposição de startups do Ladies In Tech, promovendo a interação, troca de conhecimento e muito network.
Sororidade, termo que vem ganhando evidência nos últimos anos e está relacionado ao companheirismo entre mulheres, é o que resume o propósito do Ladies in Tech, criado em 2021 por quatro gaúchas empreendedoras. O grupo surgiu com o propósito de colaborar e promover a presença de mulheres no meio tecnológico, setor ainda predominantemente masculino – apenas 4,7% das startups brasileiras foram fundadas por mulheres, de acordo com mapeamento “Female Founders Report 2021”, produzido pelo Distrito Dataminer.
Um ano e meio depois, o coletivo reúne quase 100 empreendedoras entre 60 startups fundadas e/ou comandadas por mulheres que atuam no Rio Grande do Sul, em outros estados do Brasil e no exterior, como Portugal e Alemanha. Atualmente, o Ladies in Tech está em processo de registro como Instituto. São organizadas reuniões e workshops mensais com temas relevantes sobre o ecossistema para troca de experiências, conexão e apoio.
Além disso, o grupo realiza um evento chamado Beerpitch, com o objetivo de reunir startups, empresários e entusiastas em uma noite de apresentação de pitch e network num ambiente relaxado e descontraído.
Empreendedoras interessadas em integrar o Ladies In Tech podem preencher um formulário de cadastro, cujo único pré-requisito é que atue com tecnologia. O grupo é voluntário, ou seja, não há custos para as participantes.