Pesquisa revela que 60% dos trabalhadores pretendem mudar de emprego em 2023

Estudo revelou que 77% estão confiantes em encontrar uma nova oportunidade de emprego

Foto: Senai / Reprodução / CP

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostra que 60% dos trabalhadores brasileiros pretendem mudar de emprego este ano e 20% já começaram a buscar uma nova posição. O levantamento contou com a participação de aproximadamente 23 mil profissionais de todo o mundo, sendo 1.300 do Brasil. O estudo revelou também que 77% dos entrevistados estão confiantes em encontrar uma nova oportunidade de emprego.

Se considerados apenas com os profissionais entre 25 e 34 anos, a confiança aumenta ainda mais: 82% acreditam que irão conseguir uma nova colocação. Para 40% dos participantes, o desejo de receber salários mais altos é o principal motivador.

Na sequência dos desejos aparecem a busca por melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal (39%), confiança dos trabalhadores em suas habilidades (31%), falta de oportunidades de crescimento na empresa atual (18%); desejo por trabalhar parcial ou totalmente ou totalmente remoto (18%), trabalhar por conta própria (18%); trabalhar com novas pessoas (17%); função com impacto positivo na sociedade (16%); desejo de mudança de carreira/indústria (14%) e não identificação com a cultura organizacional (8%).

A possibilidade de trabalhar em modelo remoto ou híbrido também está entre as prioridades dos profissionais brasileiros, pois 56% afirmam que rejeitariam uma nova oportunidade de emprego ou promoção que exigisse presença no escritório em tempo integral.

“Já é esperado que, em tempos de incerteza econômica, os brasileiros passem a buscar salários mais atrativos. No entanto, o que chama atenção na pesquisa é o fato deles estarem muito mais confiantes, resilientes e, de alguma forma, exigentes quanto às buscas por novas oportunidades, principalmente quando falamos de flexibilidade”, observa Milton Beck, diretor-geral do LinkedIn para a América Latina.