O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) inicia nesta quarta-feira (22), o conserto da rede de esgoto pluvial em cerca de 200 metros na avenida Borges de Medeiros, lado ímpar, no Centro Histórico de Porto Alegre. O serviço é um reparo da obra de substituição de redes de abastecimento no local. Após a instalação da tubulação de água na avenida, foi identificada a necessidade de manutenção em pontos da rede de drenagem.
No início do mês, foi realizada a interligação final da nova rede de água. A nova adutora, de diâmetro 315mm, está interligada com a rede de ferro de 300mm existente na avenida Borges de Medeiros, esquina com a rua Jerônimo Coelho. Também ocorreram dois cortes da rede antiga, no encontro da Borges com a rua Fernando Machado, e na Borges com Jerônimo.
“Com as novas tubulações instaladas, a obra já está em fase de conclusão, restando serviços como a substituição dos ramais prediais das lojas e a recomposição do asfalto em três pontos da Borges, nas esquinas da Borges com a Jerônimo Coelho e com a Fernando Machado, e embaixo do viaduto”, informa o diretor-geral do Dmae, Maurício Loss.
Obra
Os trabalhos de extensão e substituição de redes de água no Viaduto Otávio Rocha, iniciados em novembro de 2022, beneficiam diretamente 1,4 mil pessoas, com investimento de cerca de R$ 345 mil. A intervenção faz parte do conjunto de melhorias previsto pela prefeitura para a revitalização do viaduto.
As redes antigas, em ferro fundido do ano de 1970, foram trocadas por novas tubulações em Pead (polietileno de alta densidade), qualificando o abastecimento de água da Região Centro do Orçamento Participativo. No total, foram substituídos 812 metros no leito da via, nos dois lados da avenida Borges, desde a Jerônimo Coelho até a Fernando Machado.