Vinícola gaúcha tem o melhor espumante do Brasil

Destaque veioi do Guia Descorchados 2023 com o Guatambu Nature Blanc de Blancs

Crédito: Divulgação

O Guatambu Nature Blanc de Blancs, um espumante feito totalmente com a variedade Chardonnay, a partir de vinhas plantadas em 2004 – na parcela mais antiga dos vinhedos da Guatambu, em Dom Pedrito, na Campanha Gaúcha – foi escolhido como o melhor do Brasil pelo Descorchados 2023. O guia de vinhos coordenado por Patricio Tapia traz avaliações de rótulos da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil, a partir da degustação de mais de 4 mil vinhos em cada edição. O lançamento do Guia Descorchados será nos dias 10 e 11 de abril, em São Paulo, e 13 de abril, no Rio de Janeiro. A vinícola estará presente com seus produtos e também conduzindo uma masterclass sobre seus rótulos.

Além do Guatambu Nature Blanc de Blancs, os rótulos Épico, Isadora Nature Rosé, Guatambu Extra Brut Blanc de Blancs, Luar do Pampa Gewürztraminer, Veste Amarela e Rastros do Pampa Sauvignon Blanc também foram destacados na publicação. “Nossos rótulos tintos vêm se destacando nos últimos anos em diferentes e respeitadas premiações”, lembra Valter José Pötter, diretor-proprietário da vinícola Guatambu. “Receber este destaque agora para brancos, laranjas e espumantes nos dá uma sensação de trabalho bem feito nos mais diferentes tipos de vinhos”, comemora. E já antecipa que para atender a crescente demanda por espumantes a Guatambu está ampliando a unidade industrial da vinícola.

“A elaboração do nosso espumante tem um diferencial logo no início do processo”, explica Gabriela Pötter, enóloga da Guatambu. “As uvas chegam na vinícola no máximo uma hora depois de colhidas, passam por resfriamento em câmara fria a zero grau e o processamento se inicia depois de 24 horas, com as frutas em temperatura de 5 graus, o que preserva muito melhor as características da uva, os aromas e sabores e evita oxidações”, complementa.

COLORAÇÃO DIFERENCIADA

Além disso, a Guatambu é uma das poucas vinícolas do Brasil a contar com uma prensa Bucher Vaslin, tecnologia francesa que trabalha de forma inerte, o que proporciona um salto de qualidade no processo. “Desta forma o mosto é obtido numa coloração mais esverdeada, indicando que não sofreu oxidações”, relata a enóloga.

A Guatambu busca também uma utilização cada vez menor de químicos, usando produtos mais naturais – o que na maior parte das vezes diminui a produtividade – cerca de 7 mil quilos de uva/hectare – mas aumenta a qualidade, proporcionando equilíbrio dos cachos e uma concentração ideal de aromas e sabores.

O processo segue sempre em temperatura controlada, com a fermentação em tanques de aço inox, de onde se extrai o mosto. Na sequência acontece a segunda fermentação em garrafa, depois que 25% do vinho base estagia em barricas de carvalho francês. “O tempo em madeira é muito importante para garantir a cremosidade e a complexidade do nosso espumante”, argumenta Gabriela.

A vinícola da Campanha Gaúcha é reconhecida por quebrar paradigmas. Por tradição, os espumantes tipo nature costumam ser lançados mais envelhecidos, mas o Guatambu Nature Blanc de Blancs premiado no Guia Descorchados 2023 é da safra 2021. “Nosso rótulo relativamente jovem valoriza as notas frutadas, mantendo um frescor e facilitando o consumo”, argumenta Gabriela. “É uma bebida macia em boca, fácil de beber. Temos conquistado, por exemplo, quem é bebedor de brut”.