Segundo terremoto atinge sul da Turquia e governo aleta sobre risco de tsunami

Tremor de magnitude 5,8 afetou distrito de Samandag, na província de Hatay; minutos antes, o alvo havia sido a cidade de Defne

Foto: Twitter / Governo da Turquia / Divulgação

Um segundo terremoto, de magnitude 5,8, atingiu, nesta segunda-feira, outro ponto da província de Hatay, no sul da Turquia, minutos após o tremor inicial, de magnitude 6,4, informou a Afad (Autoridade de Gestão de Emergências e Desastres).

Desta vez, o distrito foi mais afetado foi Samandag, que fica a sudoeste do primeiro, na cidade de Defne, nos arredores de Antakya, na mesma província, no extremo sul do país, em direção à Síria, Egito e Líbano. Há apenas duas semanas, a área foi devastada por tremores que mataram pelo menos 47 mil pessoas.

O vice-presidente turco, Fuat Oktay, pediu para a população ficar longe de prédios e construções danificados, e aguardar orientações das autoridades. Segundo o portal internacional de notícias Aljazeera, que tem correspondentes no local, há vítimas presas sob os escombros. Além disso, estruturas continuam desabando na fronteira turco-síria, devido a tremores secundários, que ainda abalam a região.

“Existem prédios que estão de pé, mas foram danificados”, disse Assed Baig, da Al Jazeera, que está em Gaziantep. “O receio é de que, se houver mais tremores secundários como esses, outros edifícios sejam derrubados, ameaçando mais vidas. As pessoas aqui estão com muito medo”, relatou ao portal.

Além dos tremores de terra, a agência de desastres da Turquia emitiu alerta sobre a possibilidade de formação de um tsunami. O órgão pediu para os moradores ficarem longe da costa do Mediterrâneo, afirmando que as águas podem subir 50 cm, devido aos terremotos. A Afad também disse que tem equipes na região, atendendo às chamadas de emergência.