Um total de 74% dos brasileiros já deixou de ir a algum evento no Carnaval com receio sobre segurança. É o que revela levantamento da Serasa ao mostrar ainda que o sentimento de medo em relação a golpes e fraudes aumenta nesta época do ano para 48% dos entrevistados. A pesquisa foi realizada entre 10 e 14 de fevereiro.
“O Carnaval concentra grandes aglomerações de pessoas, geralmente em clima de descontração, ambiente perfeito para a ação dos golpistas”, alerta a gerente do Serasa Premium, Aline Sanchez. Os frequentadores dos eventos preferem utilizar cartão de crédito ou débito como forma de pagamento no Carnaval. Do total de entrevistados, 62% escolheram o cartão físico, enquanto 38% preferem utilizar o cartão digital por meio de carteira digital, smartwatch, tag e outros formatos.
O levantamento mostrou também que 3 a cada 10 consumidores já perderam ou tiveram algum item furtado durante o Carnaval, sendo o celular o mais comum, com 48% de pessoas furtadas e no caso dos documentos. A lista de itens furtados ou roubados segue com documentos, cartão de crédito ou débito (16%) e dinheiro em espécie, cordões e joias (6%).
Após a perda dos pertences, alguns consumidores disseram que sofreram com golpes ou fraudes financeiras. As mais comuns foram: clonagem do cartão de crédito e/ou débito (18%); compras usando dados do cartão de crédito e/ou débito (15%); e nome sujo com dívidas que não reconhecem (9%). A pesquisa revelou, ainda, os 10 golpes mais temidos pelo consumidor.
Na liderança aparece a clonagem do cartão de crédito/débito, seguida de compras usando dados do cartão de crédito/débito, empréstimos e financiamentos usando o nome do usuário, além de golpes a partir do pix.