Ao lado de ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobrevoou, manhã desta segunda-feira (20), áreas atingidas por fortes chuvas no litoral norte de São Paulo. Lula chegou ao estado pela manhã e tem reuniões marcadas com representantes do governo federal e do governo do estado. São Paulo tem seis cidades em situação de calamidade.
Lula e os ministros devem se reunir com lideranças e autoridades locais, no Teatro Municipal de São Sebastião (SP), a cidade mais afetada pelos fortes temporais, com ao menos 35 pessoas mortas até agora. Uma outra morte também foi confirmada em Ubatuba.
Acompanham Lula os ministros Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social), Renan Filho (Transportes), Márcio França (Portos e Aeroportos) e Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional).
A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, que está em Guarujá (SP), acompanharia a comitiva, mas desistiu após constatar que não conseguiria chegar ao local devido a interdições na BR-101, principal ligação entre as duas cidades. No Guarujá, Tebet acompanhará nesta segunda o prefeito Dr Válter Suman (PSDB) em uma visita a um dos centros de acolhida montados na cidade para receber famílias desalojadas, de acordo com sua assessoria.