Os brasileiros destinam até 46% da renda doméstica para as contas de alimentação e combustível. Este é o resultado da pesquisa feita pela Elo, uma das principais empresas de tecnologia de pagamentos do país, administrada pelo Banco do Brasil, Caixa Econômica e Bradesco, com informações coletadas de 2020 até o final de 2022. Foram envolvidos mais de 43 milhões de cartões ativos da marca, com a média anual de mais de 4,5 bilhões de transações financeiras em todo o país.
O estudo mostrou que os gastos das pessoas com renda mais alta aumentaram 44% no comércio eletrônico após a pandemia de Covid-19. Já a classe média e os mais ricos gastam no mínimo R$ 199 por compra, enquanto as classes baixas caem para R$ 59 por compra. O valor médio desses negócios cresceu 23% no período analisado.
Conforme o estudo, os brasileiros de todos os grupos econômicos preferem as opções de compras online, mostrando que 91% das compras no comércio digital são realizadas no crédito. A pesquisa mostra ainda uma recuperação nas viagens e nos gastos com viagens, com compras de 48% e gastos de 45% em média. O crescimento do setor é impulsionado pelo público com maior poder aquisitivo: 91%.